Conhecida como a “cidade dos estudantes”, Coimbra ficou mais conhecida devido à Universidade de Coimbra, porém seus encantos vão além.

Primeiramente, a instituição de ensino, localizada na parte alta de Coimbra, era fortificada pela ocupação dos mouros antigamente. Ela está rodeada, ainda, pelo Paço das Escolas – com a Biblioteca Joanina, Capela São Miguel e monumentos como a Torre da Universidade.

Se você está em Portugal ou pretende visitar a terrinha, vale a pena conferir os 5 motivos para visitar a cidade:



1. Conhecer a Quinta das Lágrimas



Dentro de um luxuoso hotel, a Quinta das Lágrimas é um belo local para se visitar, ainda que só seja permitido o acesso ao jardim.

Segundo lendas locais, foi lá que Dona Inês de Castro foi assassinada, a mando do Rei D. Afonso IV.

2. Visitar Portugal dos Pequenitos



Esse mini universo infantil vale muito a visita, tanto para os pequenos quanto para os adultos.

Com miniaturas de monumentos importantes, casas e uma cidade montada, o local tem réplicas dos monumentos portugueses feitas quase com perfeição.

Quem for a Portugal com crianças não pode deixar esse passeio de lado!

3. Fotografar a Sé de Coimbra</h2>

Sede da diocese de Coimbra, a Nova Sé de Coimbra fica perto da Universidade de Coimbra. Foi, em 1541, a Igreja do Colégio dos Jesuítas, quando eles foram para a cidade.

A arquitetura do local vale a visita. Ela foi influenciada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

4. Encantar-se com o Mosteiro de Santa Cruz



Localizado na Baixa Medieval, esse mosteiro foi fundado em 1131, por padres da ordem de Santo Agostinho.

No local, que fica em meio a diversas ruelas do bairro, está o túmulo de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

5. Descansar no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra



Inaugurado em 1772, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra possui 13,5 hectares de área.

Entre as coleções encontradas no local estão plantas tropicais, narcisos, suculentas, coníferas, plantas ornamentais, myrtaceae, leguminosas, aceraceae e rosaceae.


Como ir de Lisboa a Coimbra



A distância de Lisboa a Coimbra é de aproximadamente 200 km. Existe a possibilidade de ir para lá de trem (comboio), ônibus ou carro.

As estações de trem de Lisboa que vão até Coimbra são a Oriente e a Santa Apolónia. O acesso a ambas é feito pelo metrô.

Para o trajeto Lisboa-Coimbra, uma dica é pegar o trem Alfapendular, que é mais rápido. O Intercidades faz mais paradas no caminho, mas é um pouco mais econômico.

Na hora de voltar, atenção: há duas estações de trem em Coimbra – a “Coimbra” e a “Coimbra-B“. O trem que vai de Lisboa para Coimbra para na segunda (Coimbra-B), que é um pouco mais longe do centro.

Se preferir ir de ônibus, pegue o ônibus na rodoviária Sete Rios. Você pode pegar o metrô e descer na estação Jardim Zoológico para chegar até o local de embarque.

Ler mais notícias