A feijoada é, tradicionalmente, um prato que lembra o Brasil, certo? Entretanto, ela também é feita com primor em Portugal, com alteração de alguns ingredientes.

Que tal aprender a fazer a feijoada à portuguesa e preparar uma receita fácil, econômica e gostosa? Esse prato certamente agradará seus convidados.



Receita da Feijoada à portuguesa



Com tempo de preparo e cozimento de aproximadamente quatro horas, a feijoada à portuguesa é muito saborosa.

Os ingredientes são:

500 g de feijão vermelho seco
400 g de costela de porco
100 g de toucinho
1 joelho de porco
1 orelha de porco
1 chouriço de sangue
1 chouriço de carne
1 repolho pequeno
1 cebola grande
3 dentes de alho
4 tomates
Azeite
1 folha de louro
Sal e pimenta a gosto

Como preparar a feijoada à portuguesa



O primeiro passo é escolher o feijão e coloca-lo em água de um dia para o outro. Depois, misture a costela, o toucinho, o joelho e a orelha, tempere tudo com sal grosso e deixe também de um dia para o outro.

No dia, cozinhe o feijão em água temperada de sal e com 2 colheres (sopa) de azeite e o louro. Reserve na sequência.

Passe as carnes por água e também as cozinhe com os chouriços. Quando forem cozinhando, retire-as da água e corte-as em pequenos pedaços. Por último, separe as folhas de repolho, lave-as e as cozinhe ”al dente”.

Descasque, lave a cebola e os alhos e pique-os. Lave e escalde os tomates, retire sua pele e corte-os em cubos. Numa panela, aqueça o restante azeite, junte a cebola e os alhos, deixe refogar até a cebola ficar transparente, adicione o tomate e deixe refogar mais um pouco.

Junte as carnes cozidas, o feijão e um pouco do caldo do cozimento e deixe cozinhar um pouco. Adicione o repolho e os chouriços, deixe apurar, corrija os temperos e sirva o prato com arroz branco.


Hummm… uma delicia esta feijoada com gosto da terrinha. Apaixonado por Portugal, solicite sua cidadania portuguesa.


Ler mais notícias