O caldo verde é um dos pratos tradicionais de Portugal. No frio, ele é muito apreciado, pois oferece conforto térmico e muito sabor. Embora existam algumas formas diferentes de prepará-lo, a receita tradicional de caldo verde é a mais popular.

O caldo verde português reúne ingredientes deliciosos. Ele é preparado com couve, linguiça e outros itens especiais. Por isso mesmo, vale a pena conhecer a receita e prepará-la em casa!

caldo verde português

Receita do Caldo Verde português



Ingredientes:

1 cebola grande picada;
2 dentes de alho triturados;
5 a 6 folhas de couve manteiga picadas sem o talo;
1 litro e meio de água;
6 batatas grandes ou 8 médias descascadas e cortadas em fatias finas;
4 gomos de linguiça* fina cortados em rodelas finas;
Azeite, sal e pimenta do reino ou pimenta calabresa moída a gosto;

*A linguiça substitui o chouriço, embutido típico português que nem sempre é encontrado em algumas cidades brasileiras.

Como preparar o caldo verde português



Separados os ingredientes, em uma assadeira, coloque as rodelas de linguiça e leve-as ao forno até que fiquem crocantes.

Depois, em uma panela grande, frite a cebola picada e o alho triturado em azeite. Você pode, ainda, acrescentar pimenta nesse momento.

Acrescente as batatas fatiadas para que peguem gosto e as cozinhe em um litro e meio de água fervente para que fiquem bem macias.

Na sequência, acrescente a couve já picada e a linguiça assada. Prove o sal para garantir que o prato esteja equilibrado e sirva essa delícia com fatias de pão.

A culinária portuguesa é deliciosa e muito copiada em todo o mundo.


Inspire-se nas belezas e tradições portuguesas para solicitar a cidadania portuguesa. Nós, da Horizon Portugal, estamos à disposição para te auxiliar nesse processo.

Ler mais notícias