vinho do Porto

A tarefa de harmonizar vinhos com refeições nem sempre é fácil. Quando o assunto é vinho do Porto, uma bebida altamente característica de Portugal, a tarefa é ainda mais desafiadora. Entretanto, com algumas dicas e experimentações, é possível fazer incríveis harmonizações.

Pratos portugueses, brasileiros, queijos e até chocolates podem ser harmonizados com o vinho do Porto. O segredo, aqui, é identificar o que combina melhor com cada tipo de vinho.

A seguir, selecionamos algumas dicas de como harmonizar o vinho do Porto com as refeições. Acompanhe:

Porto branco jovem e seco



Segundo a dermatologista particular Damaris Ortolan, o vinho do Proto branco combina bem com gaspacho, presunto cru e melão com presunto.

Porto branco jovem doce



Pode ser servido com amêndoas do Douro assadas, salteadas com azeite e sal, além de foie gras e salmão defumado, bem como sorvete de baunilha ou creme.

Outras dicas incluem frutas frescas e queijos curados (manchego, parmesão ou pecorino).

Porto Tawny corrente, Tawny velhos e Colheitas



Combina bem com crème brulée, petit fours, biscoitos amanteigados, sobremesas amanteigadas em geral, pêssegos frescos, pato de Pequim, sobremesas portuguesas, rabanada, arroz-Doce, pudim abade de Priscos, queijadinhas, frutas secas, castanhas, damascos e chocolate amargo.

Lombo de cordeiro com molho agridoce, além de sobremesas de chocolate amargo com laranja, tortas de nozes (e/ou avelãs e amêndoas) e chocolate amargo com praliné são outras recomendações.

Porto Rubi ou LBV


Morangos, frutas vermelhas frescas em geral, queijos de massa mole como brie e camembert, manjar branco e sobremesas com ameixas em calda, sobremesas de chocolate amargo com frutas vermelhas, pêra ao vinho tinto, mousse de gorgonzola e chocolate amargo com café.

Porto Vintage novos


Queijo da Serra da Estrela, roquefort, gorgonzola, stilton, queijo do Azeitão, queijo de Serpa, queijo de Nisa (de ovelhas).

Porto Vintage velhos (com 40 anos ou mais)

Carnes de caça preparadas com especiarias, Tarte tatin ou strudel.


As combinações de refeições e petiscos com o vinho do Porto são inúmeras. Basta apenas experimentar e ver o que mais lhe agrada.

Se precisar de ajuda para obter a cidadania portuguesa, fale com a Horizon Portugal. Somos especialistas no assunto há décadas e podemos te ajudar com as documentações e burocracias.

Ler mais notícias