estudar de graça em Portugal

São muitos os brasileiros que desejam cursar uma faculdade em Portugal, porém nem todos têm recursos suficientes para arcar com o valor do curso, hospedagem e outras despesas. A boa notícia, nesse caso, é que é possível estudar de graça em Portugal, conseguindo bolsas e incentivos do governo.

Em geral, as bolsas oferecidas por essas instituições cobrem a anuidade dos estudos, despesas do estudante no país e com a viagem. Elas podem ser concedidas por necessidade, mérito ou perfil. Se você deseja estudar de graça em Portugal, veja, a seguir, como conseguir!

Como conseguir estudar de graça em Portugal



Quem pretende estudar em Portugal sem pagar pode conseguir esse benefício de três formas: necessidade (renda ou situação econômica do estudante), mérito (nível acadêmico avançado, diferencial esportivo ou artístico) ou perfil (se a universidade deseja alocar mais mulheres em um curso, por exemplo).

Além de um dos três fatores citados acima, para conseguir uma bolsa em Portugal é preciso agregar o seguinte:

– Ter boas notas e histórico escolar com, no mínimo, 70% de aproveitamento;
– Reunir a documentação exigida pela universidade;
– Ser fluente em outros idiomas;
– Contar história de maneira convincente, citando os motivos pelos quais merece a bolsa.

Existem, ainda, bolsas concedidas no Brasil para estudar em Portugal para fazer um intercâmbio acadêmico. Cada universidade brasileira funciona de uma maneira diferente e, por isso, é importante conhecer seu edital. Em geral, a bolsa compreende apenas a isenção do pagamento da mensalidade da instituição portuguesa.

Estudantes de mestrado e doutorado podem conseguir bolsas para a modalidade sanduíche. Nesses casos, é preciso iniciar o curso na instituição brasileira e, posteriormente, participar de processos seletivos para concorrer a bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche.

Enem pode te ajudar a estudar de graça em Portugal



Brasileiros que tenham prestado o Enem podem se candidatar a uma bolsa em Portugal usando a nota do exame, com exceção dos estudantes de Medicina.

Na terrinha, estudantes que obtiverem as melhores classificações no processo seletivo têm direito à bolsa de estudo ou a uma ajuda de custo em algumas universidades. Atualmente, mais de 30 universidades portuguesas adotam o processo seletivo com base na nota do Enem.

Hoje em dia, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) oferece muitas bolsas de estudo e pesquisa em Portugal. Basta que o estudante preste um concurso e envie um projeto para ser selecionado. Há, ainda, a bolsa de estudo Luso-Brasileira da Fundação CAPES, concedida pelo Consulado Geral de Portugal.

Na Europa, um dos programas mais conhecidos para obter bolsas de estudo é o Erasmus. O programa beneficia milhares de jovens estudantes europeus, porém também se estende a estudantes de fora da União Europeia.


Estudar de graça em Portugal é viável e muito benéfico para a sua carreira acadêmica e profissional. Saiba mais sobre visto português com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias