O país que vemos hoje certamente não é o mesmo de alguns anos atrás. Em 2012, Portugal teve seu PIB encolhido em 4% e a taxa de desemprego passou de 17%. Como, então, Portugal superou a recessão e gera tantos empregos agora?



Em 2011, a dívida pública de Portugal ultrapassava 90% de seu Produto Interno Bruto. Após um empréstimo de 78 bilhões de euros, foi exigido que o país adotasse políticas de austeridade.

Foi então que, entre 2011 e 2014, o governo de Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro conservador, fez diversos cortes. As medidas englobaram saúde, educação e aposentadorias. Houve, ainda, aumento de impostos, congelamento de salários e ampliação das horas de trabalho.

Como Portugal voltou a crescer



Depois da adoção dessa política, o déficit orçamentário de Portugal caiu de 11,2% do PIB, em 2010, para 7,1% em 2014.

Neste mesmo ano, o país terminou de pagar seus credores e reduziu as medidas de austeridade.

Desde então, Portugal tem superado suas metas de déficit. Em 2018, atingiu 0,7% do PIB – o menor dos últimos 45 anos – e caminha para algo próximo de zero.

O desemprego, que em 2012 ultrapassou 17%, registrou 6,6% em dezembro do ano passado.

Por que vale a pena investir em Portugal



Portugal é um excelente destino para investir, segundo a revista Forbes.

Os motivos listados pela publicação incluem o fato de a população ser “jovem e qualificada”. Há, ainda, um reservatório de talentos no país, já que 33% dos jovens estão desempregados.

Outra vantagem são os valores dos imóveis. Um local para se morar no centro de Lisboa, por exemplo, custa cerca de dois terços de um espaço em Paris.

Com inúmeros voos diários e acesso rápido a diversos países europeus e africanos, Portugal é uma ponte para diversão, conhecimento e cultura.

Com forte apoio ao empreendedorismo, Portugal tem incubadores, programas de aceleração e apoio institucional.

Atualmente, há mais de 2.300 startups (um terço delas estrangeiras) e as incubadoras passam de 1200.

Portugal é o destino de empresários, investidores e gente sedenta por novos negócios.

A Horizon Portugal é uma empresa de imigração que auxilia o investidor e empresário com vistos e cidadania portuguesa. Entre em contato, Horizon Portugal.

Ler mais notícias