Localizada ao norte de Portugal, a cidade de Bragança tem paisagens incríveis, muitas atrações e monumentos. Ela fica em Trás-os-Montes, no interior do nordeste do país, e oferece cenários únicos.



São muitas paisagens, cultura, vilas históricas e gastronomia bastante rica. Com celebrações intensas, o Carnaval de Bragança é atração e não pode passar batido se você estiver por lá.

Carnaval de Bragança

Se você estiver com planos de conhecer Bragança, veja, a seguir, o que fazer na cidade.

Parque Natural de Montesinho



Uma das maiores áreas protegidas de Portugal, o Parque Natural de Montesinho tem mais de 75.000 hectares e altitude superior a 1.500 metros.

O local oferece vastas florestas e habitats perfeitos para muitas espécies, incluindo lobos, javalis e águias reais. Ele é utilizado, ainda, para fazer caminhadas.

Parque Nacional

Cidadela de Bragança



A Cidadela de Bragança ou Castelo de Bragança fica em uma coluna eu se destaca na cidade. Foi construída no século XII por monges beneditinos e preservada desde então.

cidadela de bragança

No final do século XIV, foi reconstruída e reforçada. No interior das muralhas há alguns edifícios únicos, tais como a Igreja de Santa Maria e o pelourinho gótico.

É, portanto, um dos principais lugares a serem visitados em Bragança, com muitas lindas paisagens a serem descobertas.

Catedral da Sé em Bragança

A Sé Velha de Bragança, como é chamada, foi construída no século XVI e ocupada por monges jesuítas, que fundaram um colégio em suas instalações. Hoje em dia, ela se mantém preservada e ostenta um altar dourado e várias pinturas elaboradas no teto da sacristia.

Museu do Abade de Baçal

O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, é considerado um dos melhores do país e fica situado entre a Citadela e a Catedral da Sé. Inclui cerâmicas antigas, arte sacra, pedras tumulares da época romana, artefatos religiosos e representações de animais.

Museu Militar de Bragança

Este museu foi fundado em 1929 e, desde então, mantém um acervo original de peças de armamento desde o século XII até a 1ª Guerra Mundial. A instalação ocupa todo o interior da torre da Cidadela.

Domus Municipalis

O Domus foi construído no século XII para servir de cisterna. Trata-se de um exemplar único na Península Ibérica, fruto da arquitetura românica civil. Mais tarde, foi adaptado a Paços do Concelho.

Mosteiro de Castro de Avelãs

Este mosteiro foi construído no século XII, pelos monges beneditinos. Abriga a igreja, reduzida apenas à sua cabeceira. A arquitetura de barro que o mosteiro apresenta é exemplar.

O que comer em Bragança

Quanto mais interior, mais fortes e caprichados são os pratos em Portugal. Em Bragança há vários pratos e comidas típicas a experimentar.

Alguns exemplos são a posta à mirandesa, o cabrito branco de Montesinho, a feijoada à transmontana, a sopa de coelho bravo marinado em vinho branco, rojões à transmontana e o cozido à portuguesa.

Os doces também são deliciosos. Destacam-se os ovos doces com pão, bolo de mel, súplicas e os folares da Páscoa.


Agora que você conhece inúmeros motivos para visitar Bragança, que tal passear por esse local encantador?

Se precisar de ajuda para obter a cidadania portuguesa, fale com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias