Braga é o destino ideal para quem gosta de festas populares. Cheia de cultura, religião e história, a cidade é um convite a desfrutar de eventos interessantes.

A partir do mês de abril, Braga oferece diversos festejos gratuitos por suas ruas. Se você gosta de experimentar essa cultura e se divertir, vale a pena inserir essa charmosa cidade no seu roteiro.

Terceira maior cidade de Portugal, Braga é muito interessante e merece a sua visita. A seguir, apresentamos as melhores festas de Braga!

Semana Santa em Braga: foco total no evento



Principal evento religioso da cidade, a Semana Santa acontece de 12 a 21 de abril. Ela leva às ruas a história da morte de Cristo e, por uma semana, promove romarias, cortejos, exposições, concertos e muito mais.

Semana Santa em Braga

Como o evento é muito importante, escolas, universidades e empresas param por uma semana. O comércio também ganha as cores da Quaresma e santuários são reabertos nesta época do ano.

Braga Romana: retorno à antiguidade



Entre os dias 22 e 26 de maio, Braga volta a ser Bracara Augusta, relembrando os primeiros anos daquela que foi uma das mais opulentas cidades de Roma.

Braga Romana

Fundada pelo imperador romano César Augusto, ao lado de Lucus Augusti e Asturica Augusta, Bracara Augusta foi fundada entre os anos 16/15 a.C. na região dos Bracari, situada entre os rios Lima e Ave.

Nesses dias de Bracara Augusta, as ruas viram palco da reconstituição das atividades econômico-sociais da época, com casas, escolas e fazendas. Todos se vestem de acordo com a época: soldados romanos, senadores, fazendeiros, negociantes e patrícios.

O mais curioso é que se vende apenas o que existia naquele período. Tudo é devidamente controlado e pesquisado para que se chegue o mais próximo possível do que ocorria nos tempos da Roma Antiga.

São João: desfiles, feiras e muita religiosidade



A homenagem a São João é outro evento de destaque em Braga. Essa festividade acontece, anualmente, de 14 a 24 de junho.

Ela mescla a parte religiosa com eventos culturais, como feiras de artesanato, apresentações musicais, desfiles folclóricos e cortejos dos bonecos cabeçudos.

O desfile do carro das ervas é muito interessante. Seu objetivo é perfumar as ruas com ervas de cheiro para purificar os lugares por onde passam as procissões.

Há, ainda, a dança do Rei Davi, bem como o carro dos pastores, que representa o nascimento de São João Batista.

A toda essa exaltação cultural junta-se o fato de que os bracarenses gostam de se reunir em casa e aproveitar a noite mais longa do verão comendo sardinha assada na brasa com um bom vinho português.

Noite Branca: dois dias seguidos de festividades


Realizada no primeiro fim de semana de setembro, a Noite Branca engloba 48 horas ininterruptas de eventos culturais.

Há concertos nas ruas, distribuídos por palcos da cidade. Ali, reúnem-se grandes nomes da música portuguesa. Os museus e teatros também oferecem atrações livres.

A Noite Branca é uma ótima oportunidade para conhecer teatros, casas culturais e museus de graça e ouvir uma boa música portuguesa.


Curtiu as dicas de Braga? Claro que há muito mais atrações por ali, mas essas são as principais.

Se precisar de ajuda com o visto português, fale com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias