Portugal é um país que, em alguns aspectos, assemelha-se muito ao Brasil. Entretanto, há costumes que se diferem muito dos nossos e, por isso, vale a pena conhecê-los. A terrinha preserva monumentos, igrejas, azulejos e praças, além de muita tradição.

Quando você estiver em Portugal, perceberá que há costumes típicos da terrinha. Muitas tradições, inclusive, são passadas de geração em geração e o destaque é a receptividade.

A seguir, falamos mais sobre os costumes de Portugal. Acompanhe e inspire-se!

Principais costumes de Portugal na alimentação



Portugueses adoram comer bem. Geralmente, eles fazem verdadeiros banquetes, que incluem bolinho de bacalhau, azeitonas, patê de atum, moela, pão, salada, rojões de porco e outros pratos típicos.

comida portuguesa

Um dos costumes portugueses que causam estranhamento aos brasileiros é o hábito de ingerir sardinha. O prato mais comum é a sardinha na churrasqueira, feita em determinadas épocas do ano.

Sopas também são muito apreciadas pelos portugueses. Elas geralmente são tomadas antes das refeições, como uma espécie de entrada.

Festas populares de Portugal



Festas populares são muito frequentes em Portugal. Em geral, elas são comemorações religiosas e reúnem pessoas para beber, comer e se divertir.

As mais famosas são o dia de São João, no Porto, e Santo Antônio, em Lisboa (ambas em junho).

festa santo Antônio

Feiras medievais são outro hábito que não existe no Brasil. Elas contam com barracas típicas, espetáculos e pessoas vestidas a caráter. A maior é a Feira Medieval de Santa Maria da Feira.


Gostou das diferenças? Há muito ainda que se descobrir e explorar na terrinha.

Se você quiser conhecê-la mais de perto e como um cidadão, fale com a Horizon Portugal e obtenha a cidadania portuguesa com quem entende do assunto.

Ler mais notícias