cresce número de brasileiros em Portugal

Portugal é um dos países mais buscados pelos brasileiros quando o assunto é viver em outro país. Em 2019, o número de imigrantes brasileiros ultrapassou os 150 mil (crescimento de 43% em relação a 2018), segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português.

A comunidade brasileira, com quase 50 mil títulos de residência emitidos apenas em 2019, é a maior de estrangeiros em Portugal. E esses números só crescem, visto que a terrinha oferece boas oportunidades de trabalho, qualidade de vida e saúde.

Dicas para viver em Portugal



É fundamental, antes de se mudar para Portugal, avaliar qual será o local em que você fixará moradia. Por isso, o recomendável é visitar antes o país e suas diferentes cidades para escolher a quem mais combina com suas necessidades e preferências.

Se você tiver condições, avalie a melhor opção entre comprar e alugar um imóvel. Se você já conhecer bem a região, tiver emprego fixo e pretende realmente ficar por ali, talvez valha a pena investir na compra de um imóvel.

O aluguel, por outro lado, dá mais flexibilidade. Entretanto, alguns proprietários podem cobrar o valor de três alugueis como garantia, além de exigir um fiador.

Outro ponto importante é o planejamento financeiro. A recomendação de especialistas é ter recursos suficientes em um banco português para pagar os vistos e a autorização de residência.

Quem são os onde vivem os brasileiros que moram em Portugal



São muitos os brasileiros que vivem em Portugal. Entretanto, as cidades que concentram o maior número de pessoas daqui são Lisboa, Porto, Braga e algumas cidades do Algarve.

Existem diversos perfis de brasileiros vivendo na terrinha, mas, resumidamente, podemos dizer que há os estudantes, estudantes com família, pessoas sozinhas tentando mudar de vida e aqueles que já têm visto e emprego estabelecido.

Há, ainda, a comunidade de aposentados, os brasileiros casados com portugueses, investidores e os brasileiros com dupla nacionalidade.

O mercado de trabalho português oferece muitas oportunidades para brasileiros, mas é preciso enfrentar uma concorrência cada vez maior.


Tem interesse em viver na terrinha? Que tal fazer isso como um cidadão português?

A Horizon Portugal é a parceira ideal de quem precisa obter o visto português.

Ler mais notícias