Você é brasileiro, toma algum remédio e vai viajar? Se esse for o seu caso, é muito importante conhecer as diferenças entre os medicamentos no Brasil e em Portugal.

As principais diferenças entre os remédios de Portugal e do Brasil estão no preço e no nome do medicamento. Por isso mesmo, é recomendável levar seus próprios remédios na bagagem. Se isso não for possível, vale entender como funcionam as farmácias em Portugal.

medicamentos em portugal

Diferença entre o preço de remédios no Brasil e em Portugal



Em Portugal, os medicamentos são considerados itens básicos e a população só paga IVA sobre eles, ou seja, um imposto único. Já no Brasil, os impostos contribuem para a alta elevada no valor dos remédios. Há casos em que eles custam mais do que o dobro de Portugal.

Existe, ainda, um sistema conhecido como Coparticipação. Nele, o governo paga boa parte dos medicamentos diretamente às farmácias. Assim, os cidadãos pagam ainda menos.

Para conseguir isso, realize uma consulta no serviço público de saúde e pegue uma receita com um código específico com o médico.


Diferenças entre nomes de medicamentos no Brasil e em Portugal



O nome do medicamento pode confundir os brasileiros que necessitam de remédios em Portugal.

Para não errar, basta pesquisar o nome da(s) substância(s) que compõe(m) o medicamento ou perguntar ao farmacêutico. Vale, ainda, prestar atenção aos miligramas.

Se você precisar de algum remédio que não levou na bagagem, provavelmente terá que se consultar com um médico. Você, então, explica os medicamentos que toma, os sintomas e ele te dá uma receita válida.

O ideal, no entanto, é que você leve uma pequena “farmacinha” consigo. Assim, você evita dores de cabeça e possíveis confusões.

Se você tomar medicamentos controlados, o ideal é levar o atestado médico e um laudo, descrevendo sua condição de saúde. Possuir a indicação da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID – International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems) evita problemas com a imigração.


Lembre-se de que nem todas as farmácias em Portugal funcionam todos os dias. Algumas fecham aos domingos e, em geral, seu horário de funcionamento é das 9 às 21 horas.


Precisa de ajuda com o visto português? Contate a Horizon Portugal.

Ler mais notícias