A culinária portuguesa é conhecida em todo o mundo e vai muito além do tradicional bacalhau, que já se transformou em patrimônio do país. Influência para a gastronomia brasileira, esses pratos são deliciosos e não podem passar despercebidos. Conheça os 5 melhores pratos de Portugal.

 

Se você está com viagem marcada para Portugal precisa conhecer seus pratos mais famosos, que levam, principalmente, produtos do mar, mas também são reconhecidos por utilizarem a carne de porco com maestria.

 

Os sabores de Portugal são impressionantes e surpreendentes e isso se estende para os doces do país, que encantam quem os prova e deixam sempre um gostinho de quero mais.

 

No sul, por exemplo, há os peixes deliciosos. Em Lisboa, o pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela e o pastel de Belém são alguns dos destaques, mas há muito para ser explorado nesse país cheio de riquezas gastronômicas.

 

Ficou com água na boca? Confira, a seguir, os 5 melhores pratos de Portugal e coloque essas delícias no caderninho para a próxima visita!

 

Bacalhau

 

O bacalhau é reconhecido, mundialmente, como um prato português. Acontece que há centenas de maneiras de se cozinhar esse peixe e, portanto, é fundamental que você prove a iguaria em mais de um local. Os sabores, formas de preparo e acompanhamentos podem mudar completamente a sua percepção sobre o mais tradicional prato de Portugal.

 

 

Bacalhau com batatas ao murro, Bacalhau à Braz… As opções desse prato são inúmeras e vale a pena conhecer e provar muitas delas!

 

Pastel de Belém e Pastel de Nata

 

Os pastéis de Belém são amplamente conhecidos como doces portugueses. Deliciosos, eles são encontrados apenas em Belém, onde são consumidos com açúcar e canela polvilhada. Já o pastel de nata pode ser encontrado em diversas cidades de Portugal e faz com que turistas e portugueses se deliciem com um sabor que derrete na boca.

 

Pastel de Belém

 

  1. Queijada e Travesseiro de Sintra

 

O Travesseiro de Sintra é um bolo à base de massa folhada, creme de ovo, amêndoa e um ingrediente secreto. Com formato exato de um travesseiro, é um doce que impressiona por seu sabor e textura. A queijada de Sintra, por outro lado, é um doce feito com massa crocante e recheio composto por queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e um pouco de canela. Uma delícia!

 

 

  1. Polvo a lagareiro

 

Esse prato consiste em polvo cozido e, depois, grelhado com muito azeite. Geralmente acompanhado com batatas e legumes cozidos, o molusco derrete na boca, oferecendo uma explosão de sabores, texturas e experiências gastronômicas a quem prova essa iguaria.

 

 

  1. Francesinha

 

Essa espécie de lanche é feita com dois pães de forma, recheado com linguiça, salsicha fresca, carne bovina, fiambre (presunto fresco) e queijo. Coberto com queijo derretido na sequência, o sanduíche acompanha molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Em geral, o prato vem acompanhado por batatas fritas.

 

 

É claro que existem outros tantos pratos e iguarias portuguesas, incluindo os peixes e frutos do mar e os queijos maravilhosos, bem como os azeites portugueses, reconhecidos mundialmente por sua qualidade e que precisam ser provados.

 

Quando visitar Portugal, recomendamos que faça um tour gastronômico e experimente os pratos mais conhecidos das regiões em que estiver. Certamente valerá muito a pena!

 

Quer se aventurar em terras portuguesas e européias? A Horizon Portugal é uma empresa com advogados habilitados em Portugal para você solicitar o seu visto ou cidadania portuguesa com tranquilidade.

Ler mais notícias