melhores bairros para se viver em Lisboa

Está com viagem marcada a Lisboa ou pretende viver na cidade pelos próximos tempos? É importante conhecer os melhores bairros para se viver por ali, considerando quanto você pretende gastar, preferências, necessidades e perfil.

Para conhecer os melhores bairros para se viver em Lisboa, é importante entender bem como funciona a capital portuguesa, reconhecida como uma das melhores cidades para se viver, porém com custo de vida mais alto. Vale conhecer os mais seguros, mais caros, boêmios ou que reúnem estudantes.

A seguir, conheça os bairros de Lisboa e veja quais são os melhores para se viver!

Bairros mais seguros e caros de Lisboa

Os bairros mais seguros de Lisboa ficam na região central da cidade. O Parque das Nações, por ser uma área, nova, é considerado o mais seguro da capital portuguesa.

É importante, também, conhecer os bairros mais caros e avaliar se você busca algo mais econômico ou está disposto a desembolsar alguns euros a mais para viver em um local considerado de luxo em Portugal.

Os bairros de Lisboa que possuem o metro quadrado mais caro estão na região central. Alguns exemplos são Freguesia de Santo Antônio (Avenida Liberdade, São José e São Mamede); freguesia da Misericórdia (Cais do Sodré, Bairro Alto, Príncipe Real e Santa Catarina); freguesia de Santa Maria Maior (Alfama, Chiado e Baixa Pombalina).

Bairros mais movimentados de Lisboa

Os bairros mais movimentados de Lisboa são os turísticos. Entre os principais, podemos citar:

Baixa Pombalina

O coração de Lisboa reúne o centro comercial e os principais pontos turísticos da cidade: a Praça do comércio e a Rua Augusta. A Baixa é passagem obrigatória para quem for a Lisboa pela primeira vez.

Bairro Alto

Com diversas lojinhas e miradouros com belas vistas, além de restaurantes famosos e a igreja de São Roque, é também um dos destinos boêmios de Lisboa à noite.

Castelo

Esta região é procurada pelos turistas que visitam o famoso Castelo de São Jorge, uma das grandes atrações de Lisboa. Oferece uma bela vista da cidade, assim como o Miradouro das Portas do Sol.

Chiado

Um bairro cultural, com boas opções de compras, cafés e restaurantes, fica ao lado da Praça do Rossio e da Baixa Pombalina.

Ele é passagem para quem quer visitar o Bairro Alto e tem como atração o Café a Brasileira e a estátua de Fernando Pessoa.

Belém

Este bairro atrai, diariamente, inúmeros turistas. Reúne o Padrão do Descobrimento, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Pastéis de Belém, com boas ofertas de transporte público.

Bairros boêmios de Lisboa

Lisboa tem uma vida noturna agitada, com teatro, baladas, bares e restaurantes. Os principais bairros que concentram isso são:

Cais do Sodré

Tem boas opções de bares e baladas, com bastante movimento à noite. O bairro reúne o Mercado da Ribeira e a Pink Street, com boas ofertas para apreciar drinks e a boa gastronomia de Lisboa.

Mouraria

Aqui, você escuta um bom fado. A música típica portuguesa abraça o bairro em seus bares, restaurantes e tabernas, incluindo apresentações de rua.

Outros bairros interessantes e que estão sendo revitalizados são Marvila, Intendente e Beato, com novos comércios, galerias, bares, restaurantes e escritórios de coworking.


Quem pretende morar em Lisboa precisa conhecer a fundo os bairros e suas características para fazer a melhor escolha. Vale considerar o valor médio dos alugueis, acesso ao transporte público e suas preferências.

Se precisar de ajuda com a cidadania portuguesa, fale com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias