Muitos brasileiros têm o sonho de fazer mestrado em Portugal. Instituições de ensino reconhecidas, preços atraentes e muitas oportunidades são pontos que atraem estudantes.

Há inúmeras vantagens de se fazer mestrado em Portugal. Entretanto, para que o plano dê certo, é fundamental pesquisar bastante as opções de cursos e valores.



Benefícios de se fazer mestrado em Portugal



O mercado brasileiro valoriza muito experiência internacionais. Isso porque, além do curso em si, considera-se a independência e capacidade de “se virar sozinho” como uma habilidade profissional.

Alguns acordos entre Portugal e Brasil também beneficiam os estudantes daqui.Há, inclusive, a possibilidade de usar saúde pública e pagar as mesmas mensalidades que um cidadão português.

Quanto custa fazer mestrado em Portugal



É claro que tudo depende da instituição escolhida, da moradia, gastos com transporte, etc. Entretanto, no geral, gasta-se cerca de 500 euros por mês (incluindo a mensalidade do mestrado).

Em média, consegue-se alguma oportunidade de trabalho em Portugal após um ano de mestrado. Então, um planejamento financeiro é essencial.

Grande parte das vagas existentes em Portugal ficam em Porto e Lisboa. As áreas que mais contratam são relacionadas a engenharia (civil ou TI).

Se você está na dúvida de onde estudar em Portugal, acesse o site das universidades. Muitos deles apresentam estimativas sobre custo de vida e gastos em geral.

Dicas para quem deseja fazer mestrado em Portugal



Os preços das universidades portuguesas são, na maioria, muito melhores que os das brasileiras. Com muitas opções de cursos, essas instituições recebem diversos estrangeiros todos os anos.

Se você pretende fazer mestrado em Portugal, as dicas são poupar dinheiro, fazer um planejamento financeiro, organizar prazos de inscrição e envio de documentos, obter passaporte e visto de estudante.

Quer estudar em Portugal? Fale com os especialistas da Horizon Portugal para saber se você tem direito à cidadania portuguesa e como obter visto de estudante. Estamos à sua disposição!

Ler mais notícias