Grande parte dos turistas que visitam Portugal têm dúvidas sobre como se locomover pela capital Lisboa. Com inúmeras opções de transporte, a cidade oferece um metrô de qualidade, que precisa ser bem explorado. Saiba mais neste artigo sobre o Metrô de Lisboa.

Um dos mais práticos meios de transporte para se explorar a cidade, o metrô de Lisboa é composto por 56 estações, divididas em quatro linhas (Azul, Vermelha, Verde e Amarela). Com 46 km de extensão, é o 14º a ser inaugurado na Europa.



Como andar de metrô por Lisboa



Para andar de metrô em Lisboa é preciso utilizar o cartão Viva Viagem. Ele é reutilizável e integra metrô e demais transportes públicos. Para comprar esse cartão ou fazer recargas, basta acessar as máquinas automáticas presentes nas estações ou nas bilheterias.



O custo é do bilhete é de 0,50 euros e é recomendável sempre que se guarde os comprovantes de carregamento para o caso de haver problemas durante o percurso. É possível inserir os créditos com moedas, notas ou cartões.

As opções de carregamento são Tarifa Unitária, com custo de 1,50 euro. Com ela você pode usar ônibus e metrô por uma hora.

Há, ainda, a Tarifa 24h, com custo de 6,40 euros. Válida em toda a rede do metrô e nos transportes da Carris, é ótima para dias em que você pretende explorar diversos lugares da cidade e não quer se preocupar com passagens.

Na modalidade Zapping, cada passagem sai por 1,33 euro. Com essa opção você pode colocar entre 3 e 4 euros para serem utilizados nos percursos de metrô e ônibus.

Importante: você só pode utilizar um tipo de carregamento por vez no cartão Viva Viagem.

As principais estações de metrô em Lisboa

É importante conhecer as estações de metrô de Lisboa e que regiões elas atendem. Veja o mapa do metrô de Lisboa:



A seguir, listamos as estações de metrô mais importantes de Lisboa:

Marquês de Pombal: linhas azul e amarela
São Sebastião: linhas vermelha e azul
Baixa-Chiado: linhas azul e verde
Alameda: linhas verde e vermelha
Saldanha: linhas vermelha e amarela
Campo Grande: linhas amarela e verde (para ir a Óbidos de ônibus, por exemplo)
Aeroporto: ligação com o Aeroporto de Lisboa
Oriente e Santa Apolólia: ligações com as estações de trem de longo curso (para ir ao Porto, Aveiro e Coimbra, por exemplo)
Restauradores: ligação com a estação de trem (Linha de Sintra)
Cais do Sodré: ligação com a estação de trem (Linha de Cascais)
Jardim Zoológico: ligação com a estação de trem Sete Rios (para ir a Évora, por exemplo) e com a Rodoviária de Lisboa (para ir a Fátima, por exemplo)

Que tal conhecer as belezas de Portugal e ainda se tornar um cidadão português? Conte com a Horizon Portugal para ter a melhor assessoria na solicitação da sua cidadania portuguesa!

Ler mais notícias