Se você pretende ir a Lisboa, não pode deixar de conhecer o Bairro Alto. Com mais de 500 anos de história, esse local é muito visitado, pois reúne bares e restaurantes, espalhados por ruas muito simpáticas.

Com ares de bairro descolado e muitas construções charmosas, o Bairro Alto atrai artistas, intelectuais e boêmios de todas as idades. Por isso, vale muito a pena conhecê-lo!

Como chegar ao Bairro Alto, em Lisboa



Você pode ir de elevador ao Bairro Alto de elevador, saindo do Baixo Chiado. O Elevador de Santa Justa é famoso em toda a Lisboa e faz esse percurso.

Lá de cima você pode avistar o bairro de Alfama, onde se localiza o Castelo de São Jorge. O ascensor elétrico também leva ao Bairro Alto, ligando o Cais do Sodré ao Bairro Alto Lisboa.

Atrações imperdíveis no Bairro Alto Lisboa



Alguns passeios e atrações são fundamentais e não podem faltar no seu roteiro do Bairro Alto Lisboa. São eles:

1. Miradouro de Santa Catarina

Conhecido também como Miradouro de Adamastor, pela presença da estátua do personagem de Os Lusíadas, tem uma bela vista para o rio Tejo. De lá, você pode ver também a Ponte 25 de abril e o Cristo-Rei.

Uma dica é visitar esse local ao anoitecer, pois, nesse momento, a ponte e a estátua do Cristo são refletidos na água do rio. Isso o torna ainda mais encantador.

Miradouro de Santa Catarina

Nessa região você encontra alguns cafés e quiosques, além do Jardim do Alto de Santa Catarina. Músicos e artistas de rua também ficam por ali.

2. Igreja de Santa Catarina

Conhecida como a Igreja dos Paulistas, essa construção fica localizada na Calçada do Combro.

Igreja Santa Catarina

Ainda pouco conhecida pelos turistas, essa igreja tem um interior barroco e rococó. É considerada Monumento Nacional, com planta em cruz latina e duas torres.

3. Rua da Bica de Duarte Belo

Essa é uma das mais famosas ruas de Lisboa. Suas escadinhas e construções com vasinhos de flores refletem a alma portuguesa. Seu famoso ascensor liga a Travessa do Cabral ao Largo do Calhariz.

rua da bica em lisboa

Localizada no Bairro da Bica, essa tua é vizinha al Bairro Alto Lisboa. Como o próprio nome diz, esse local é repleto de bicas e fontes, concentrando quase todos os comércios do bairro.

A Rua da Bica já foi, inclusive, eleita a mais bela do mundo. Ela superou locais como a 5ª Avenida, em Nova Iorque, e a Champs Elysée, em Paris.

4. Restaurantes As Salgadeiras e 100 Maneiras

O restaurante As Salgadeiras, criado pelo José Antônio, é um charme só. Foram conservadas as pedras e os tijolinhos, os arcos da construção e o forno, agora transformado em uma adega.

restaurante As Salgueiras

O restaurante oferece comida tipicamente portuguesa, sobretudo das regiões de Minho e Alentejo. Destaques são o bacalhau apresentado em uma trilogia, cabrito assado e o polvo à moda de Minho, bem como a sopa de peixe e as migas à alentejana.

Já o restaurante 100 Maneiras, localizado na rua do Teixeira, é comandado pelo chef iugoslavo Ljubomir Stanisic. Oferece um menu degustação criativo, que funde tradição e inovação.

O menu é sempre composto por dez pratos, que mudam mensalmente. Com somente 30 lugares, o local abre apenas para jantar e é recomendado fazer reserva.


O Bairro Alto tem muitas outras atrações especiais, que valem muito a pena conhecer. A dica é reservar um dia para conhecer e explorar esse local, que vale muito a pena!

Se precisar de ajuda para obter o visto português, fale com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias