Porto é a melhor cidade para viver em família

Dentre todas as cidades da Europa, Porto é a melhor para se viver em família. Esse ranking, criado pelo portal norueguês Sumo Finans, avaliou diversos aspectos das cidades e elegeu Porto como a vencedora.

Porto obteve o primeiro lugar, com a pontuação 75,28. Isso porque oferece muitas opções de lazer em família, além de atividades para crianças. Outros aspectos avaliados foram as condições de segurança, educação, custo de vida e ofertas de atividades de lazer.

Quer entender melhor por que vale a pena viver no Porto? Nós te explicamos a seguir!

Por que Porto venceu como melhor cidade europeia para se viver



A cidade do Porto tem uma série de destaques quando comparada com outras cidades europeias. Entre os principais, podemos citar:

1- Um dos mais baixos custos de educação infantil;
2- Baixo custo de vida para uma família de 4 pessoas;
3- Preço de aluguel bom para uma casa de três quartos;
4- Cerca de 70 atrações consideradas boas para crianças;
5- 38 parques e espaços de área verde;
6- Pontuação de 492 na avaliação dos alunos em leitura, ciências e matemática (de acordo com os dados do PISA – Programa para Avaliação Internacional dos Estudantes).

Para quem deseja se mudar para Portugal com a família, Porto é o destino ideal. Ela, inclusive, já foi eleita a melhor cidade pequena para se viver. Nessa eleição, Lisboa ficou com o terceiro lugar. O posto de segunda melhor cidade europeia para se viver com a família ficou com Barcelona.

Confira, a seguir, as dez melhores cidades para viver na Europa com a família:

1 – Porto (Portugal)
2 – Barcelona (Espanha)
3 – Lisboa (Portugal)
4 – Tallinn (Estônia)
5 – Atenas (Grécia)
6 – Varsóvia (Polônia)
7 – Ljubljana (Eslovênia)
8 – Bordeaux (França)
9 – Turku (Finlândia)
10 – Sevilha (Espanha)
Lille (França)

Custo de vida para se viver no Porto em família



A eleição considerou, também, o custo de vida das cidades com melhores pontuações do ranking. O valor mais baixo para se viver em uma das cidades posicionadas entre o top 10 ficou com Istambul, na Turquia. Ali, o custo médio mensal fica em torno de 1781,60€.

Nesse valor estão incluídos o aluguel de uma casa de três quartos e os custos com creche para crianças.

Na sequência, aparecem Budapeste e Vilnius, as capitais da Hungria e da Lituânia.

No quesito educação, o país vencedor da eleição foi a Estônia, seguida pela Finlândia e pela Polônia. A avaliação considerou os dados do PISA, que observa qualidade da educação oferecida aos estudantes de até 15 anos.


Que tal viver momentos de felicidade, tranquilidade e segurança no Porto? A Horizon Portugal te ajuda a obter a cidadania portuguesa e se mudar para a terrinha com a sua família!

Ler mais notícias