O relatório World Travel Tourism Council (WTTC) aponta que, apenas no último ano, o turismo em Portugal cresceu 8,1%. Essa é a maior taxa de crescimento do turismo entre os países da União Europeia.

Apenas em 2018, a estimativa de impacto direto na economia portuguesa foi de 14,3 milhões de euros. Para o final deste ano, a projeção é de que se alcance 15 milhões de euros.

Turismo Portugal

Como o turismo impacta na economia portuguesa



Os valores considerados no turismo português incluem os impactos diretos, indiretos e induzidos que o setor tem na economia.

Entre os indiretos estão os investimentos feitos no setor, incluindo compras de aviões. Já os induzidos contemplam as despesas dos trabalhadores ligados ao setor.

Outro dado que ajuda a mensurar a importância desse segmento é o número de empregos na área. Atualmente, são 1,05 milhões de trabalhadores (21,8% do país). Em relação à economia, o turismo respondeu por 19,1%.

Planos otimistas para o futuro



Perspectivas feitas por diversos relatórios apontam para um crescimento do setor na União Europeia. O turismo deve ficar nos 5,3%, ou seja, a riqueza gerada na área do turismo aumentará para os 40,4 mil milhões de euros.

Os empregos ligados de forma direta ou indireta ao setor também devem atingir os 1,2 milhões.

Até o ano de 2029, as contribuições do turismo português devem chegar à casa dos 51,2 milhões de euros. Desse total, 1,24 milhões devem traduzir-se em empregos, dos quais 464 mil ligados de forma direta à atividade turística.


Interessou-se pelo mercado de trabalho e turismo em Portugal? Fale com a Horizon Portugal e obtenha assessoria completa para obter cidadania e vistos.

Ler mais notícias