Portugal, ao contrário do Brasil, não é o país do carnaval, obviamente. Entretanto, você sabia que a terrinha também possui tradição relacionada a essa data?

 

Se você deseja conhecer outros carnavais, que tal fazer um tour pelas festas portuguesas e descobrir seus encantos?

 

Locais como Torres Vedras, Loures, Ilha da Madeira e Açores possuem tradição de festas de carnaval, chamada de “entrudo” pelos antigos.

 

 

Ficou curioso em relação ao carnaval português? A seguir, te contamos o que há de melhor em cada região!

 

 

Carnaval de Torres Vedras: o mais antigo de Portugal

 

Torres Vedras é uma cidade com aproximadamente 80 mil habitantes, localizada no distrito de Lisboa.

 

Seu carnaval data de mais de 500 anos e segue fiel às tradições. Ele conta com carros alegóricos, bonecos gigantes (como os de Olinda) e matrafonas, que são homens fantasiados de mulher.

 

Nesses dias, a população se integra à festa e aproveita os dias para ocupar as ruas. Há, ainda, uma brincadeira que consiste no arremesso de “cocotes”, pequenas bolas de seda atadas com fita que contém restos de serradura e raspas de borracha.

 

 

Carnaval da Ilha da Madeira: origem da festa brasileira

 

 

Acredita-se que a celebração carnavalesca da Ilha da Madeira foi a que deu origem às festividades do Brasil.

 

Com dois grandes cortejos, o alegórico e o trapalhão, o carnaval da Ilha da Madeira reúne grupos organizados e figurantes, que dançam ao som de samba.

 

 

Loures: um pedaço do Brasil em Portugal

 

 

A cidade de Loures, que pertence ao distrito de Lisboa, celebra o carnaval em moldes brasileiros. Recentemente, o local “abrasileirou” as festas, com escolas de samba, baterias e alas.

 

Atualmente, há desfiles com banda ao vivo e músicas brasileiras e portuguesas, junto com carros alegóricos e muita diversão dos foliões.

 

 

Gosta da cultura portuguesa? Se você tem dúvidas sobre a obtenção de cidadania ou vistos, fale com a Horizon Portugal. Especialistas que podem te ajudar nesse processo!

 

Ler mais notícias