Engana-se quem pensa que culinária portuguesa é sinônimo de bacalhau. A sardinha é um peixe muito tradicional da terrinha e pode ser encontrada de diferentes maneiras, sabia?

Para quem não entende o porquê de a sardinha ter o status de símbolo português, vale a pena conhecer sua história.

Esse peixe, comum nas costas atlânticas de França e Marrocos, está presente em canções, cantos e jogos populares. Ele dá até nome a diversas famílias!



Por que as sardinhas são famosas em Portugal



A terrinha possui a tradição de assar sardinhas artesanalmente. Temperado com sal grosso, o peixe é colocado diretamente na brasa.

Essa foi uma tradição de muitas famílias rurais portuguesas entre os séculos XIX e XX e trouxe inúmeros benefícios à saúde desses indivíduos.

Com o poder de melhorar os níveis de colesterol, reduzir a pressão alta e minimizar os riscos de acidentes cardiovasculares, a sardinha pode ser incluída no cardápio diário.

Para se ter ideia de como os portugueses gostam de sardinha, em 1456, o alimento só podia ser pescado aos domingos e em dias santos.

No início do século XVII houve falta de sardinhas em Lisboa. Foi aí que surgiu, inclusive, a ideia de comer o peixe com pão.

Onde degustar a sardinha em Portugal



Inúmeros estabelecimentos servem a sardinha em diversos pratos, atendendo aos mais variados gostos.

Entretanto, se você deseja levar para casa a sardinha portuguesa, uma dica é visitar a loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”.

Localizada no bairro do Rossio, em Lisboa, a loja tem decoração que remete a um circo, encantando os visitantes.

Além disso, oferece diversas opções de peixes enlatados, incluindo a famosa sardinha. Há patês e outros tipos de produtos feitos com o peixe – e tudo em embalagens divertidas e vibrantes.

Numeradas de 1917 – data de sua criação – até 2019, as latas podem ser dadas de presente a qualquer pessoa com seu ano de nascimento estampado nela!

Gosta de Portugal? Que tal explorar a terrinha sendo um cidadão português? Saiba tudo sobre o processo para obtenção de vistos portugueses com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias