Portugal é um país que oferece os mais variados tipos de atrações, para todos os gostos. A Serra da Arrábida, localizada no distrito de Setúbal, a apenas 50 km de Lisboa, é um lugar imperdível para quem gosta de praias e locais paradisíacos.

Com muita natureza (10.800 hectares protegidos), a Serra da Arábida abrange as regiões de Setúbal, Sesimbra e Palmela. Visitar esse local é entrar em contato com o que há de mais bonito, além de desfrutar de momentos de lazer e relaxamento incríveis.

Serra da Arábia

O que encontrar na Serra da Arrábida



Sua flora é muito importante. A serra abriga espécies de vegetação como os maquis, típicos do Mediterrâneo. Nas montanhas, há penhascos de calcários, praias e pinheiros gigantes.

Serra da Arábia Dica

Em termos de fauna, a Serra da Arábida reúne espécies como lobo, veado, javali, lebre, raposa, gato-bravo, perdiz, águia, boneli e o andorinhão real.

Existem muitas atrações no local. Conhecê-las é importante para que você defina qual será o roteiro pela serra. Veja!

Convento da Arrábida: essa área com 25 hectares abriga um convento construído no século XVI, e divido em duas partes: o Convento Velho e o Convento Novo.

O velho fica localizado na parte mais alta da serra, possui com quatro capelas, o conjunto de guaritas dos mistérios da Paixão e diversas celas escavadas em rochas. Já o Convento Novo, que está na meia encosta da Serra, abrange o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.

Castelo de Palmela: localizado no distrito de Setúbal, o castelo foi construído a 240 metros acima do nível do mar, e proporciona uma vista deslumbrante.

castelo Palmela

Portinho da Arrábida: com areias finas, brancas e água do mar cristalina, essa praia está rodeada pela rica vegetação. É perfeita para descansar e praticar mergulho, lembrando que a pesca dentro do Parque é terminantemente proibida.

Praia da Figueirinha: com uma extensa faixa de areia branca e águas claras, essa é uma das praias mais procuradas pelos turistas. Além de ser ideal para banho, também é ótima para praticar o windsurf.

praia de Figueirinha

Castelo de Sesimbra: esse local tem uma vista única para a baía e o vale de Sesimbra. Trata-se de uma construção medieval, que já sediou diversas lutas entre mouros e cristãos, e que foi conquistada por muçulmanos no ano de 1200.

Praia de Galapos: conhecida pelas águas calmas, tranquilas e azuis, por sua estreita faixa de areia dourada e pela rica vegetação dessa região, a praia de Galapos é perfeita para banho.

praia de Galapos

Cabo Espichel: localizado a oeste da vila de Sesimbra, é o grande marco da extremidade sudoeste da península de Setúbal. Reúne o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, Ermida da Memória, Terreiro no Cabo Espichel, Casa dos Círios, Cruzeiro, Aqueduto no Cabo Espichel e a Casa da Água.

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal: amantes do enoturismo desfrutam de excelentes rotas nos distritos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal, que contam com 15 adegas. As visitas abrangem os passeios pelas vinhas, degustações e até almoços e jantares.

Como chegar e quanto ir à Serra da Arábida



A melhor época para aproveitar a Serra da Arrábida é no final da primavera e durante o verão europeu, nos meses de junho a setembro.

Há diversas maneiras para explorar as áreas protegidas dessa região. Os trajetos incluem:
1. Por Setúbal – Entre pela N10-4, em direção à praia de Albarquel;
2. Por Sesimbra – Pela N379, entre pela direção ao cabo Espichel;
3. Por Palmela – Seguindo a N379 em direção a Sesimbra, passe pela Vila Nogueira de Azeitão (N10) e Aldeia de Irmão e, então, siga pela N379-1 na direção de Arrábida.

Gostou das dicas? Que tal explorar as vantagens de ser um cidadão português? Se precisar de ajuda com o visto para Portugal, fale com a Horizon Portugal.

Ler mais notícias