Belém Portugal

A menos de 10 km de Lisboa, Belém é destino imperdível para quem estiver na terrinha. Esse é, tradicionalmente, o bairro do descobrimento, já que foi de lá que saíram as frotas de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral rumo a um novo caminho para as Índias.

Como se trata de um local pequeno, Belém pode ser explorada com um passeio de um dia – ou até algumas horas. Por isso, é fundamental saber quais são as atrações imperdíveis e se programar para conhecê-las.

O que fazer em Belém



Existem alguns passeios imperdíveis em Belém e coisas que não podem faltar no seu roteiro. Os principais são:

Torre de Belém

Construída entre 1514 e 1520, sua principal função era a de servir de posto de vigia para a proteção da área. A arquitetura lembra aquela doa castelos medievais e o local é um dos Patrimônios Culturais reconhecidos pela Unesco.

Você pode visitar a área interna da torre – que inclui o Mosteiro dos Jerônimos – e ver o baluarte, a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, as salas dos reis e dos governadores, além das capelas.

Uma boa olhada por fora também permite reconhecer diversos traços especiais dessa construção, que tem inúmeros detalhes arquitetônicos interessantes.

Padrão dos Descobrimentos

Se você caminhar pela margem do Tejo, chegará ao Padrão dos Descobrimentos. Com a forma de uma caravela, essa obra, construída em 1960, traz a imagem de várias personalidades importantes da navegação portuguesa.

Na proa está o Infante D. Henrique e nas laterais, além de Pedro Álvares Cabral e Martim Afonso de Sousa, estão várias outras personalidades históricas. Há, ainda, um mirante que permite avistar o mar e a cidade a 56m de altura.

Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma construção que começou em 1501 e só ficou pronta quase um século depois. A Igreja de Santa Maria de Belém destaca a importância das navegações para os portugueses, com estilo manuelino (que deriva do gótico) abriga os sarcófagos de Vasco da Gama e Luís de Camões, que estão ali.

Além de Camões, outros dois grandes nomes da literatura portuguesa também descansam no mosteiro: Fernando Pessoa e Alexandre Herculano.

Pastéis de Belém

Belém abriga a Antiga Confeitaria de Belém, que existe desde 1837 no edifício de uma refinaria de açúcar. Ali é feita a receita secreta e única dos famosos pasteis de Belém, que fora dali são conhecidos como “pastéis de nata”.

Eles vêm morninhos e são ótimos para tomar com uma taça de vinho do Porto. A visita, portanto, é essencial.


Belém Portugal é um local cheio de história, charmoso e convidativo. Vale a pena conhecer esse local e conhecer seus famosos pasteizinhos.

Se precisar de ajuda com burocracias e papelada, a Horizon Portugal é especializada em cidadania portuguesa

Ler mais notícias