vinho verde

Os vinhos verdes são tradicionais de Portugal. Fresca e gostosa de ser consumida, essa bebida tem o nome “verde” em sentido contrário a “maduro” e, por isso, deve ser consumido ainda jovem.

Bastante leve, com teor alcoólico mais baixo, digestivo e bebido gelado, o vinho verde é ideal para ser tomado no verão português. Com saladas e frutas, forma o par ideal, bem como quando servido com peixes, como o bacalhau.

Típico da região noroeste de Portugal, o vinho verde tem uma longa história. Que tal conhecê-la?

Por que o vinho verde tem esse nome?



O vinho verde, obviamente, não possui essa cor. A origem de seu nome tem duas versões, sobre as quais falaremos a seguir.

A primeira delas é de que as uvas da região, mesmo quando maduras, têm elevado teor de acidez, produzindo líquidos com a aparência de uvas colhidas antes da correta maturação.

A outra teoria é que esse nome significa “vinho de uma região verde”, ou seja, o nome deriva da paisagem local, repleta do verde das terras.

Tudo indica que o termo vinho verde provém da união entre o clima e as antigas técnicas de viticultura locais. Isso significa que esse vinho tem essa denominação porque é, de fato, feito de uvas verdes.

Até 1946, a legislação vitivinícola portuguesa dividia os vinhos nacionais entre “verdes” e “maduros”.

Tipos de vinho verde



Como falamos acima, o vinho verde não tem essa coloração. Existem alguns tipos da bebida, sobre os quais falaremos a seguir:

Brancos: harmonizam-se bem com saladas, peixes, mariscos, carnes de aves e pratos da culinária oriental. Também podem ser servidos como aperitivo.

Rosados: com aromas mais intensos, são servidos como aperitivo ou acompanhando sobremesas.

Tintos: mais encorpados, combinam com pratos da gastronomia regional, como arroz de lampreia, bacalhau com migas, tripas à moda do Porto, etc.

Espumantes: servidos com entradas e todo tipo de canapés, bem como pratos de peixe, carne, mariscos e comida oriental.


Vinho verde e altas temperaturas são uma delícia, né?

Que tal experimentar essa bebida diretamente de sua origem e ainda aproveitar o visto português? Fale com a Horizon Portugal e veja como!

Ler mais notícias